Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Artigo original
Tendências no campo da educação física brasileira. Análise dos documentos produzidos pela área 21 da Capes
Trends in the field of physical education: Capes’ area 21 produced documents analysis
Tendencias en el campo de la educación física de Brasil: análisis de documentos producidos por el área 21 de la Capes
Ari Lazzarotti Filhoa,, , Fernando Mascarenhasb, Marco Paulo Stiggerc, Raquel da Silveirad, Ana Márcia Silvae
a Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós‐Graduação em Educação Física, Goiânia, GO, Brasil
b Universidade de Brasília, Programa de Pós‐Graduação em Educação Física, Brasília, DF, Brasil
c Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós‐Graduação em Ciência do Movimento, Porto Alegre, RS, Brasil
d Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil
e Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil
Recebido 22 Dezembro 2016, Aceitaram 28 Fevereiro 2018
Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os documentos produzidos pela Área 21/Capes e identificar mudanças e tendências ocorridas especificamente para o campo da educação física. Foram analisados todos os documentos publicados até o momento: 2000, 2003, 2006, 2009 e 2013. Seguindo os preceitos da abordagem metodológica análise de conteúdo foi elaborada a construção de unidades de significados em torno de quatro temas descritivos/analíticos: Características dos documentos; Centralidade do documento; Agentes; Demarcações conceituais. Os dados indicam que os documentos da Área 21 foram sendo ampliados e se complexificaram ao longo do período analisado. Conclui‐se que os documentos da Área 21 impactam e estruturam a atividade científica no campo da educação física, pois demarcam os valores do capital científico desse campo na disputa dos seus agentes e instituições.

Abstract

The objective of this study was to analyse the documents produced by Area 21/Capes, identifying changes and trends occurred specifically to the field of Physical Education. All five published documents so far were analysed: 2000, 2003, 2006, 2009 and 2013. With the content analysis type methodology it was elaborated the building of five unities of meanings around four descriptive/analytical topics: Documents qualities; Document centrality; Agents; Conceptual demarcation. The data points that the documents from Area 21 were amplified and were made more complex along the analysed time frame. We conclude that the documents from Area 21 made an impact and structured the scientific activity on the field of Physical Education because they limitate the scientific capital values of this field inside the dispute of its agents and institutions.

Resumen

El objetivo de este estudio fue analizar los documentos producidos por el área 21 de la Capes que identifican los cambios y tendencias que se produjeron específicamente en el campo de la educación física. Se analizaron los cinco documentos publicados hasta la fecha: 2000, 2003, 2006, 2009 y 2013. Con metodología de tipo análisis de contenido se desarrolló la construcción de unidades de significados en torno a cuatro temas descriptivos/analíticos: características de los documentos; centralidad del documento; agentes, y delimitaciones conceptuales. Los datos indican que los documentos del área 21 se vuelven más amplios y complejos a lo largo del período de análisis. Llegamos a la conclusión de que los documentos del área 21 crean un impacto y estructuran la actividad científica en el campo de la educación física, pues delimitan los valores del capital científico de este campo en la discusión de sus agentes e instituciones.

Palavras‐chave
Área 21 Capes, Documento de área, Educação física, Política científica
Keywords
Area 21 Capes, Area document, Physical education, Scientific policy
Palabras clave
Área 21 de la Capes, Documento de área, Educación física, Política científica