Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Artigo original
Proposta de modelo para captação de patrocinador em eventos de corrida de rua
Model proposal for sponsored link at street racing events
Propuesta de modelo para captación de patrocinador de carreras urbanas
Pedro Lucas Leite Parolinia,, , Ary José Rocco Júniorb, Eduardo de Oliveira Cruz Carlassarab
a Universidade de São Paulo – USP, Programa de Pós‐Graduação em Ciências do Esporte, São Paulo, SP, Brasil
b Universidade de São Paulo – USP, Escola de Educação Física e Esportes – EEFE/USP, São Paulo, SP, Brasil
Recebido 10 Novembro 2017, Aceitaram 07 Junho 2018
Resumo

O objetivo foi identificar o perfil de patrocinador que mais agrega valor aos eventos de corrida de rua, e com isso, propor um modelo que auxiliaria os organizadores de eventos da modalidade na captação desses patrocinadores. Para isso foi proposto uma metodologia de caráter exploratório e quantitativa. Foram entrevistados 407 participantes de eventos de corrida de rua que respondiam sobre suas preferências e desejos em relação aos possíveis patrocinadores que deveriam apoiar os eventos de corrida de rua. Encontrou‐se que os consumidores desses eventos desejam que os patrocinadores sejam congruentes com a corrida de rua, e que criem uma experiência para quem está participando do evento. O consumidor deseja que os patrocinadores ofereçam um entretenimento. Esses dados fornecem informações importantes para decisões mais profissionais na Gestão Esportiva.

Abstract

The aim was to identify the sponsor profile that most adds value to the street racing events, and with that, to propose a model that would help the organizers of events of the modality in the sponsorship funding. For this, an exploratory and quantitative methodology as proposed. A total of 407 participants from street racing events were interviewed who answered their preferences and wishes regarding possible sponsors who should support street racing events. It was found that the consumers of these events want the sponsors to be congruent with the street race, and to create an experience for those who are participating in the event. The consumer wants sponsors to offer entertainment. These data provide important information for more professional decisions in Sports Management.

Resumen

El objetivo fue identificar el perfil de patrocinador que suma más valor a las carreras urbanas y, con ello, proponer un modelo que ayudara a los organizadores de eventos de este tipo a captar a estos patrocinadores. Para ello, se propuso una metodología exploratoria y cuantitativa. Se entrevistó a 407 participantes de carreras urbanas que respondieron sobre sus preferencias y deseos en relación con los posibles patrocinadores que deberían apoyar las carreras urbanas. Se encontró que los consumidores de estos eventos desean que los patrocinadores sean congruentes con las carreras urbanas y que creen una experiencia para quien está participando en el evento. Estos datos proporcionan información importante para tomar decisiones de gestión deportiva más profesionales.

Palavras‐chave
Patrocínio Esportivo, Eventos Esportivos, Corrida de Rua, Modelo
Keywords
Sports Sponsorships, Sports Events, Street Racing, Model
Palabras clave
Patrocinio deportivo, Eventos deportivos, Carrera urbanas, Modelo