Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2016;38:414-21 - Vol. 38 Núm.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2016.02.008
Artigo original
Os discursos de corpo bem dito, mal dito e não dito: uma análise a partir de filmes
The discourses of well‐said, un‐blessed, and un‐said bodies: an analysis from the movies
El discurso de los cuerpos ben‐ditos, mal ditos y no‐dichos: un análisis desde las películas
Isabelle Sena Gomesa,, , Iraquitan de Oliveira Caminhab
a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós‐Graduação em Sociologia, João Pessoa, PB, Brasil
b Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, João Pessoa, PB, Brasil
Recebido 19 Junho 2013, Aceitaram 01 Dezembro 2013
Resumo

Este estudo investiga e discute os discursos de corpo (bem dito e mal dito) e as práticas corporais exibidas no cinema. O corpus de análise é constituído por 15 filmes internacionais (1995‐2009), observados sistematicamente, e interpretados por meio de análise fílmica, que gerou diagramas interpretativos. Concluiu‐se que existe um modelo biopolítico que predomina nos filmes como expressão do corpo bem dito e que para a sua produção os personagens lançam mão de práticas corporais, com destaque para a cirurgia plástica. Em um polo distinto, os corpos mal ditos são retratados como carentes de reparos e susceptíveis de julgamento. Sugere‐se a existência dos corpos não ditos, que são fruto da alienação de si na busca exacerbada pelo corpo bem dito das telas de cinema.

Abstract

This study investigates and discusses the discourses of the body (un‐blessed bodies e well‐said) and bodily practices displayed in the cinema. The corpus of analysis consists of 15 international films (1995‐2009), systematically observed and interpreted through film analysis, generating interpretative diagrams. It was concluded that there is a biopolitical model that predominates in the movies as an expression of well‐said, and that body for its production the characters resort to corporal practices, especially plastic surgery. In a separate pole, the ill said bodies are portrayed as lacking repairs and liable to trial. We suggest the existence of un‐said bodies, which are derived from the sale of each other in the quest for heightened well‐said of the movie screen body.

Resumen

Este estudio investiga y analiza los discursos del cuerpo (ben‐dito y mal dito) y las prácticas corporales que se muestran en el cine. El corpus del análisis consta de 15 películas internacionales (1995‐2009), observadas e interpretadas a través de análisis de películas de forma sistemática, lo que ha generado esquemas interpretativos. Se concluyó que no existe un modelo biopolítico que predomine en el cine como expresión de cuerpo ben‐dito y que para su producción los personajes recurren a las prácticas corporales, en especial la cirugía plástica. En el polo opuesto, los cuerpos mal ditos son retratados como carentes de reparos y susceptibles de juicio. Se sugiere la existencia de cuerpos no‐dichos, que son el resultado de la disposición de sí mismo en la búsqueda exacerbada del cuerpo ben‐dito de las pantallas de cine.

Palavras‐chave
Relações metafísicas mente‐corpo, Estética, Poder, Cinema como assunto
Keywords
Metaphysical mind‐body relations, Esthetics, Power, Motion pictures as topic
Palabras clave
Relaciones metafísicas mente‐cuerpo, Estética, Poder, Cine como tema
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2016;38:414-21 - Vol. 38 Núm.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2016.02.008