Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:353-60 - Vol. 40 Núm.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.04.015
Artigo original
O trabalho do professor de educação física nos Caps de Goiânia: identificando as oficinas terapêuticas
The work of the physical education teacher at the Caps in Goiânia: identifying the therapeutic workshops
El trabajo del profesor de educación física en los Caps de Goiânia: identificación de los talleres terapéuticos
Roberto Pereira Furtadoa,, , Marina da Costa Azevedoa, Ricardo Lira de Rezende Nevesa, Patrícia Santiago Vieirab
a Universidade Federal de Goiânia, Faculdade de Educação Física e Dança, Goiânia, GO, Brasil
b Instituto Federal de Goiás (IFG), Anápolis, GO, Brasil
Recebido 19 Abril 2016, Aceitaram 13 Abril 2018
Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um perfil das oficinas terapêuticas, com a participação dos professores de educação física, desenvolvidas nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município de Goiânia (GO). A partir de observações da rotina de trabalho semanal de 16 professores foi feita uma pesquisa exploratória em sete Caps. Usamos um roteiro estruturado como instrumento de coleta de dados. Em uma semana, 44 sessões de oficinas tiveram a participação de profissionais de educação física, 33 foram organizadas a partir de algum tema da cultura corporal, 33% delas ocurreram em espaços e instituições do território adscrito ao Caps. O tema mais abordado foi exercícios físicos e ginásticos, porém outros oito temas da cultura corporal também foram identificados.

Abstract

The purpose of this article is to identify the main characteristics of the therapeutic workshops, developed in Caps in the city of Goiania, with the participation of physical education teachers. An exploratory study was conducted at 7 Caps, in which the weekly work routine of 16 teachers was observed. A structured script was used as a data collection instrument. Within a week, 44 sessions of workshops were attended by physical education teachers, 33 with body practices, 33% were carried out at affiliated institutions. The most discussed topic was physical and gymnastic exercises; however other 8 body practices were also identified as central themes of the workshops.

Resumen

El objetivo de este artículo es identificar las características principales de los talleres terapéuticos, con la participación de profesores de educación física, desarrollados en los Caps de la ciudad de Goiânia. Un estudio exploratorio se llevó a cabo en 7 Caps a partir de observaciones rutinarias del trabajo semanal de 16 profesores. Como instrumento de recopilación de datos se utilizó el guion estructurado. Se asistió a 44 sesiones de talleres en una semana con la participación de profesionales de la educación física, 33 de prácticas corporales y el 33% se llevó a cabo en los espacios e instituciones del territorio adscrito a los Caps. El tema más tratado fue el ejercicio físico y la gimnasia, pero otras 8 prácticas corporales también fueron identificadas como tema central de los talleres.

Palavras‐chave
Educação física, Saúde mental, Oficinas terapêuticas, Esportes
Keywords
Physical education, Mental health, Therapeutic workshops, Sports
Palabras clave
Educación física, Salud mental, Talleres terapéuticos, Deportes
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:353-60 - Vol. 40 Núm.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.04.015