Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2017;39:247-53 - Vol. 39 Núm.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2017.02.009
Artigo original
Mojuodara: uma possibilidade de trabalho com as questões étnico‐raciais na educação física
Mojuodara: a possibility of dealing with racial ethnic issues in Physical Education
Mojuodara: una posibilidad de trabajar con cuestiones étnicas y raciales en educación física
Gabriela Nobre Binsa,, , Vicente Molina Netob
a Secretaria Municipal de Educação, Porto Alegre, RS, Brasil
b Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós‐Graduação em Ciências do Movimento Humano, Porto Alegre, RS, Brasil
Recebido 26 Setembro 2016, Aceitaram 08 Fevereiro 2017
Resumo

Este artigo apresenta a discussão sobre as possibilidades do trato com as questões étnicas na educação física da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Ele é parte de uma dissertação cujo tema é a educação física e as questões étnico‐raciais e tem como objetivo analisar os dados que emergiram através de um estudo de caso etnográfico. Ele relata a experiência de um professor da rede municipal de Porto Alegre que usa os valores civilizatórios afro‐brasileiros como metodologia de trabalho para estruturar sua prática pedagógica.

Abstract

This article discusses the possibilities of dealing with racial ethnic issues in Physical Education in the municipal Porto Alegre primary schools. It is part of a master's degree thesis whose aim was to look into physical education and racial ethnic issues and analyze the data that emerged through an ethnographic case study. It reports the experience of a Porto Alegre municipal teacher who uses African Brazilian civilizing values as a pedagogical method to structure his teaching practice.

Resumen

En este artículo se presenta un debate sobre las posibilidades de hacer frente a las cuestiones étnicas y raciales en educación física en las escuelas municipales de Porto Alegre. Forma parte de un trabajo de tesis cuyo tema es la educación física y los problemas raciales y étnicos, y tiene como objetivo analizar los datos que surgieron en un estudio de caso etnográfico. Explica la experiencia de un maestro público de Porto Alegre que utiliza los valores civilizadores afrobrasileños como método de trabajo para estructurar su práctica docente.

Palavras‐chave
Relações étnico‐raciais, Educação física, Valores civilizatórios afro‐brasileiros
Keywords
Racial ethnic relations, Physical Education, Civilizing values African‐Brazilians
Palabras clave
Relaciones étnicas y raciales, Educación física, Valores civilizadores afrobrasileños
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2017;39:247-53 - Vol. 39 Núm.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2017.02.009