Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2016;38:349-57 - Vol. 38 Núm.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2016.01.009
Artigo original
Impacto de diferentes estratégias de ensino no desenvolvimento do conhecimento declarativo de iniciantes na ginástica artística
Impact of implementing different teaching strategies on the development of declarative knowledge of beginner artistic gymnastics athletes
Impacto de la implementación de estrategias de enseñanza en el desarrollo del conocimiento declarativo de practicantes principiantes de gimnasia artística
Ivana Montandon Soares Aleixoa,, , Isabel Mesquitab
a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Departamento de Esportes, Belo Horizonte, MG, Brasil
b Universidade do Porto, Faculdade de Desporto, Porto, Portugal
Recebido 17 Junho 2013, Aceitaram 10 Dezembro 2013
Resumo

Objetivo Verificar o impacto da aplicação de uma abordagem instrucional baseada em três modelos de ensino (instrução direta, ensino de pares e aprendizagem cooperativa) no aumento do conhecimento declarativo em praticantes de ginástica artística (GA). Metodologia Aplicação de um questionário a 56 praticantes do sexo feminino entre nove e 12 anos, 28 no grupo experimental e 25 no grupo controle. Resultados Evidenciaram que o grupo experimental evoluiu significativamente no conhecimento declarativo, independentemente do nível de habilidade das praticantes, enquanto no grupo controle não houve evolução. Conclusão O estudo evidencia a importância de aplicação combinada de diferentes modelos de ensino na eficácia pedagógica do treino da GA.

Abstract

The purpose of this study was to investigate the impact of an instructional approach based on three teaching models (direct instruction, peer‐teaching and cooperative learning) in the development of athletes’ declarative knowledge in Artistic Gymnastic. Data were obtained from a questionnaire applied to 53 female participants divided in an experimental group (28) and a control group (25) with ages between 9 and 12 years old. The results showed that experimental group increased significantly in the declarative knowledge, independently of the athletes’ skill level, unlike the control group that showed no evolution. These results enhance the importance of combining different teaching models in order to improve the effectiveness of Artistic Gymnastic training process.

Resumen

El presente estudio tuvo como objetivo verificar el impacto de la implementación de un método de enseñanza basado en tres modelos de enseñanza (instrucción directa, enseñanza entre pares y aprendizaje cooperativo) en el incremento del conocimiento declarativo en gimnasia artística (GA). Los datos se recogieron en un cuestionario aplicado a 56 practicantes femeninas entre 9 y 12 años, 28 en el grupo experimental y 25 en el grupo de control. Los resultados mostraron que el grupo experimental evolucionó significativamente en el conocimiento declarativo, independientemente del nivel de conocimientos de las niñas, mientras que en el grupo de control no hubo evolución. Este estudio pone de relieve la importancia de la aplicación combinada de diferentes modelos de enseñanza en la eficacia pedagógica del entrenamiento de GA.

Palavras‐chave
Ginástica, Ensino, Treinamento, Conhecimento declarativo
Keywords
Gymnastic, Teaching, Training, Declarative knowledge
Palabras clave
Gimnasia, Enseñanza, Entrenamiento, Conocimiento declarativo
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2016;38:349-57 - Vol. 38 Núm.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2016.01.009