Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Artigo original
História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
Histories of the teaching in the Physical Education of Early Childhood Education of the Florianópolis Municipal Public School Education
Historia(s) de la docencia en la Educación Física de la Educación Infantil de la Red Municipal de Enseñanza de Florianópolis
Daienne Gonçalvesa, Ana Cristina Richterb, Jaison José Bassanic,,
a Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós‐graduação em Educação Física, Florianópolis, SC, Brasil
b Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea, Florianópolis, SC, Brasil
c Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Departamento de Educação Física, Florianópolis, SC, Brasil
Recebido 20 Outubro 2015, Aceitaram 12 Fevereiro 2017
Resumo

O presente trabalho apresenta resultados de pesquisa que buscou compreender a relação entre percurso docente e processos de legitimação da Educação Física na Educação Infantil em diferentes âmbitos e dimensões: na Rede Pública Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF); nas vozes de professoras que atuam em instituições da Rede; e c) na construção e reconstrução da identidade docente. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com duas professoras de Educação Física que se encontram em momentos distintos e distantes temporalmente de atuação profissional na Educação Infantil. A narrativa singular de cada docente remonta a trajetória de luta por um espaço para a Educação Física na RMEF, mas também no interior da instituição e remete a um conjunto de esforços pelo reconhecimento da área pela comunidade, especialmente mediante estudos em grupos de formação continuada oferecidos pela RMEF e grupos independentes organizados pelos próprios professores e professoras.

Abstract

This research work presents results aiming to understand the relationship between teaching path and Physical Education legitimation processes in Early Childhood Education considering different scopes and dimensions: in the Florianópolis Municipal Public School Education Network (FMPSEN); In the voices of teachers who work in the FMPSEN institutions; and c) in the teaching identity construction and reconstruction. The data were produced through semi‐structured interviews, carried out with two Physical Education teachers who are at different moments and temporarily away from professional actuation in Early Childhood Education. The unique narrative of each teacher trace the trajectory of fight for a space for Physical Education in the FMPSEN, but also within the institution and refers to a set of efforts for Physical Education recognition by the community, especially through studies in continuing education groups offered by the FMPSEN and independent groups organized by teachers themselves.

Resumen

El presente trabajo muestra resultados de la investigación que buscó comprender la relación entre la trayectoria docente y los procesos de legitimación de la Educación Física en la Educación Infantil en diferentes ámbitos y dimensiones: en la Red Pública Municipal de Enseñanza en Floriánopolis (RMEF); en las voces de profesoras que actúan en instituciones de la Red; y en la construcción y reconstrucción de la identidad docente. Los datos fueron producidos por medio de entrevistas semiestructuradas, realizadas con dos profesoras de Educación Física que se encuentran en momentos distintos y distantes temporalmente de actuación profesional en la Educación Infantil. La narrativa singular de cada docente remonta la trayectoria de lucha por un espacio para la Educación Física na RMEF, así como también, en el interior de la institución y remete a un conjunto de esfuerzos por el reconocimiento del área por la comunidad, especialmente mediante estudios y grupos de formación continua ofrecidos por la RMEF, además de grupos independientes organizados por los propios profesores y profesoras.

Palavras-chave
Educación Física, Educación Infantil, Narrativa de profesores, Identidad docente
Keywords
Physical Education, Early Childhood Education, Teacher Narrative, Teaching identity