Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Artigo original
Estilo interpessoal docente e desmotivação na educação física: validação das escalas no contexto brasileiro
Teachers’ interpersonal style and amotivation in physical education: validation of instruments in Brazil
Estilo interpersonal docente y desmotivación en educación física: validación de escalas en el contexto brasileño
Gracielle Fina,b,, , Juan Antonio Moreno‐Murciab, Elisabeth Barettaa, Rudy José Nodari Júniorc
a Universidade do Oeste de Santa Catarina, Curso de Educação Física, Joaçaba, SC, Brasil
b Universidade Miguel Hernández de Elche, Centro de Investigación del Deporte (CID), Programa de Doctorado em Deporte y Salud, Elche, Espanha
c Universidade do Oeste de Santa Catarina, Programa de Pós‐Graduação em Biociências e Saúde, Joaçaba, SC, Brasil
Recebido 01 Junho 2018, Aceitaram 04 Julho 2018
Resumo

O estilo interpessoal docente pode influenciar a motivação para as aulas de educação física. Os objetivos deste estudo foram validar para o contexto sul brasileiro instrumentos que avaliam o estilo docente de apoio à autonomia, o estilo controlador e a desmotivação nas aulas de educação física, assim como comprovar a relação entre a desmotivação nas aulas de educação física e o estilo interpessoal docente. Participaram do estudo 429 estudantes, de 10 a 14 anos. A análise dos dados foi feita por meio da estatística descritiva e inferencial. Os resultados apontam que os três instrumentos são válidos e fidedignos para avaliar o estilo interpessoal do docente, bem como a desmotivação para as aulas de educação física. O estilo controlador do docente prediz positivamente a desmotivação.

Abstract

Teachers’ interpersonal style can influence motivation for physical education classes. The aims of this study were to validate for the South Brazilian context a version of a measuring instrument to evaluate teacher's interpersonal style in physical education, and an instrument to measure amotivation in physical education, as well as to prove the relation between the demotivation in the classes of physical education and the teachers’ interpersonal style. The questionnaires were applied in a sample of 429 students aged 10 to 14 years. The results indicate these are three valid and reliable instruments to evaluate the interpersonal style of teacher‘s physical education, and the amotivation in physical education classes. The teacher‐controller style positively predicts amotivation.

Resumen

El estilo interpersonal docente puede influir en la motivación para las clases de educación física. El objetivo de este estudio fue validar, para el contexto sur brasileño, instrumentos que evalúan el estilo docente de apoyo a la autonomía, el estilo controlador y la desmotivación en las clases de educación física, así como comprobar la relación entre la desmotivación en las clases de educación física y el estilo interpersonal docente. Participaron en el estudio 429 estudiantes de 10 a 14 años. Los resultados apuntan a que los tres instrumentos son válidos y fiables para evaluar el estilo interpersonal del docente, así como la desmotivación en las clases de educación física. El estilo controlador del docente predice positivamente la desmotivación.

Palavras chave
Motivação, Docente, Educação física, Estudo de validação
Keywords
Motivation, Teacher, Physical education, Validation study
Palabras clave
Motivación, Docente, Educación física, Estudio de validación