Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Artigo original
“Esportivização” da educação física colombiana: a herança do Convênio Colombo‐Alemão?
“Sportivization” of the Colombian Physical Education: the legacy of the Colombian‐German agreement?
“Deportivización” de la educación física colombiana: ¿la herencia del convenio colombo‐alemán?
Karen Lorena Gil Eussea, Felipe Quintão de Almeidab,, , Valter Brachtb
a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós‐Graduação em Educação Física, Vitória, ES, Brasil
b Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil
Recebido 07 Junho 2018, Aceitaram 16 Agosto 2018
Resumo

Este artigo oferece uma (re)descrição do Convênio Colombo‐Alemão (1973‐1984) na educação física colombiana. Metodologicamente, elege a revista Educación Física y Deporte como fonte, ocasião para analisar seu conteúdo. A investigação questiona a tese de que esse acordo foi responsável pela esportivização da disciplina, sugere, por sua vez, que a influência alemã no país andino, além de plural, foi acompanhada de um debate sobre o significado da(s) ciência(s) do esporte e sua relação com a educação física.

Abstract

This paper presents a (re)description of the Colombian‐German agreement (1973‐1984) and its impacts on the Colombian Physical Education. As for the methodology, the research source is the journal Educación Física y Deporte (Physical Education and Sports) for the analysis of the articles content. The study questions the thesis that this agreement was responsible for the sportivization of this school subject and suggests, in turn, that the German influence on the Andean country, besides being plural, was accompanied by a debate about the meaning of the Sports Science(s) and its/their relationship with Physical Education.

Resumen

Este artículo ofrece una (re)descripción del convenio colombo‐alemán (1973‐1984) y sus repercusiones en la educación física colombiana. Metodológicamente, elige la revista Educación Física y Deporte como fuente y analiza su contenido. La investigación cuestiona la tesis de que ese acuerdo fue el responsable de la deportivización de la disciplina y sugiere, al mismo tiempo, que la influencia alemana en el país andino, además de plural, estuvo acompañada por un debate sobre el significado de la(s) ciencia(s) del deporte y su relación con la educación física.

Palavras‐chave
Educação física, Esporte, Alemanha, Colômbia
Keywords
Physical education, Sports, Germany, Colombia
Palabras clave
Educación física, Deporte, Alemania, Colombia