Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Artigo original
Diferenças de gênero na avaliação qualitativa de atividades físicas e sedentárias de escolares de 7 a 10 anos no nordeste brasileiro
Gender differences in qualitative evaluation of sedentary behavior and physical activity among 7‐10‐year‐old schoolchildren in Northeast Brazil
Diferencias de género en la evaluación cualitativa de actividades físicas y sedentarias en escolares de 7 a 10 años en el noreste de Brasil
Gilmar Mercês de Jesusa,c,, , Lizziane Andrade Diasb,c, Pryscila de Argolo Cerqueirac, Maria Alice Altenburg de Assisd, Emil Kupeke
a Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Saúde, Feira de Santana, BA, Brasil
b Universidade Estadual de Feira de Santana, Laboratório de Atividade Física, Feira de Santana, BA, Brasil
c Universidade Estadual de Feira de Santana, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atividade Física e Saúde, Feira de Santana, BA, Brasil
d Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós‐Graduação em Nutrição, Programa de Pós‐Graduação em Educação Física, Florianópolis, SC, Brasil
e Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós‐Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, SC, Brasil
Recebido 17 Maio 2018, Aceitaram 02 Novembro 2018
Resumo

O estudo descreve diferenças de gênero em atividades físicas e sedentárias relatadas em um questionário via Internet por escolares do segundo ao quinto ano. O modelo de regressão de Poisson comparou atividades físicas e sedentárias entre gêneros, ajustado por idade, turno escolar e índice de massa corporal. Os resultados revelaram maior frequência de atividades físicas diárias entre as meninas, com predominância de atividades leves e moderadas. Entre os meninos, predominaram as vigorosas, sobretudo lutas e futebol. Não houve diferença de gênero no total diário de atividades sedentárias.

Abstract

The study described gender differences in self‐reported sedentary behavior and physical activity of schoolchildren from 2nd to 5th grade, using a web‐based questionnaire. The Poisson regression model compared physical activities and sedentary behaviors between genders, adjusted for age, school shift, and body mass index. There was a higher percentage of daily physical activities performed by girls, especially light and moderate intensity. Boys performed more vigorous activities especially fights and soccer. There was no significant gender difference in the daily amount of sedentary behaviors.

Resumen

El estudio describe las diferencias de género en actividades físicas y sedentarias de estudiantes de segundo a quinto grado en un cuestionario por internet. El modelo de regresión de Poisson comparó actividades físicas y sedentarias entre sexos, ajustado por edad, jornada escolar e índice de masa corporal. Los resultados revelaron mayor frecuencia de actividad física realizada en un día entre las niñas, en su mayoría actividades ligeras y moderadas. Entre los varones predominaron las actividades vigorosas, especialmente la lucha y el fútbol. No hubo diferencia de género en el total diario de actividades sedentarias.

Palavras‐chave
Autorrelato, Atividade motora, Estudantes, Identidade de gênero
Keywords
Self report, Motor activity, Students, Gender identity
Palabras clave
Autoevaluación, Actividad motora, Estudiantes, Identidad de género