Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Artigo original
Bem‐estar do trabalhador docente de educação física do sul do Brasil
Wellness of Physical Education teacher worker at southern Brazil
Bienestar del trabajador docente de educación física en el sur de Brasil
Jorge Botha,, , Juarez Vieira do Nascimentob, Christi Noriko Sonooc, Carlos Augusto Fogliarini Lemosd, Adriano Ferreti Borgattoe
a Departamento de Educação Física, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil
b Departamento de Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil
c Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil
d Departamento de Ciências da Saúde, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Santo Ângelo, RS, Brasil
e Departamento de Informática e Estatística, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil
Recebido 22 Março 2013, Aceitaram 07 Novembro 2013
Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o nível de associação do bem‐estar do trabalhador docente de educação física a partir dos parâmetros socioambiental (satisfação no trabalho) e individual (estilo de vida) considerando o vínculo no magistério público dos estados da Região Sul do Brasil. Participaram da pesquisa 1.645 docentes, os quais responderam os instrumentos QVT‐PEF e PEVI. Os resultados revelaram elevado índice de professores com alto nível de bem‐ estar. O constructo do estilo de vida apresentou maior número de associações significativas com o vínculo estadual dos docentes, o que demonstra que os fatores ligados aos aspectos ambientais e as políticas que regem a profissão docente de cada estado interferem com maior propriedade nos componentes do parâmetro individual.

Abstract

The aim of the study was to evaluate the level of association of Wellness of the Physical Education Teacher Worker from the Parameters: Socio‐Environmental (Work) and Individual (Lifestyle) considering employment relationship in the public teaching of southern states of Brazil. The 1645 teachers, who participated of the research, answered the instruments QVT‐PEF and PEVI. The results revealed that a high number of teachers had a high level of wellness. The Lifestyle construct presented a higher number of significant associations with the teacher's employment relationship, which demonstrates that the factors related to the environmental aspects and the policies that govern the teaching profession in each state interfere with more property in the aspects related to the Individual Parameter.

Resumen

El objetivo de este estudio fue evaluar el nivel de asociación de bienestar del trabajador docente de educación física a partir de los parámetros socioambiental (trabajo) e individual (estilo de vida) al considerar el vínculo con la docencia pública de los estados de la región sur de Brasil. Participaron en la investigación 1.645 profesores, los cuales respondieron a los instrumentos QVT‐PEF y PEVI. Los resultados revelaron un elevado índice de profesores con alto nivel de bienestar. El constructo estilo de vida presentó un número mayor de asociaciones significativas en la relación con el empleo de los docentes, lo que demuestra que los factores ligados a los aspectos ambientales y las políticas que rigen la profesión docente de cada estado interfieren con mayor propiedad en los componentes del parámetro individual.

Palavras‐chave
Professor, Educação física, Bem‐estar, Estados
Keywords
Teacher, Physical Education, Wellness, States
Palabras clave
Profesor, Educación física, Bienestar, Provincias