Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Artigo original
Avaliação educacional: currículos de formação de professores em educação física na América Latina
Educational evaluation: curriculums of trainig of teachers in physical education in Latin America
Evaluación educacional: cursos de formación de profesores de educación física en Lationamérica
Sayonara Cunha de Paulaa, Amarílio Ferreira Netob, Ronildo Stiegc, Wagner dos Santosd,,
a Rede Municipal de Cariacica, Cariacica, ES, Brasil
b Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, Brasil
c Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, ES, Brasil
d Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Programa de Pós‐Graduação em Educação Física, Vitória, ES, Brasil
Recebido 02 Maio 2018, Aceitaram 17 Setembro 2018
Resumo

Este estudo analisa como a avaliação educacional se apresenta nas disciplinas específicas ao tema nos cursos de formação de professores de educação física em oito países da América Latina. De caráter exploratório, assume a crítica documental como abordagem teórico‐metodológica e o Iramuteq como ferramenta de análise. Usa como fontes 156 grades curriculares e textos sobre a formação de professores nesses países. Revela que as disciplinas tematizam as dimensões do currículo, avaliação do ensino, da aprendizagem, articulados à educação física. Além disso, a variedade de nomenclaturas agregadas ao mesmo título indica maior distribuição em unidades didáticas nas disciplinas e reduz a discussão de avaliação.

Abstract

It analyzes how the educational evaluation is presented in the specific disciplines of the training courses of teachers in Physical Education in eight Latin American countries. Of exploratory nature, the documentary critic takes on a theoretical‐methodological approach and IRAMUTEQ as an analysis tool. It uses as sources 156 curricula and texts on teacher training in these countries. It reveals that the disciplines thematize the dimensions of the curriculum, evaluation of teaching, of learning, articulated to Physical Education. In addition, the variety of nomenclatures added to the same title, indicates greater distribution in didactic units in the disciplines, reducing the discussion of evaluation.

Resumen

Se analiza cómo la evaluación educacional se presenta en las disciplinas específicas de los cursos de formación de profesores de educación física en ocho países de Latinoamérica. De carácter exploratorio, asume la crítica documental como abordaje teórico‐metodológico y el IRAMUTEQ como herramienta de análisis. Utiliza como fuentes 156 cursos de formación y textos sobre la formación de profesores en esos países. Revela que las disciplinas abordan las dimensiones del programa, la evaluación de la docencia, del aprendizaje, articuladas en la educación física. Además, la variedad de nomenclaturas añadidas al mismo título indica mayor distribución en unidades didácticas en las disciplinas, lo que reduce la discusión de evaluación.

Palavras‐chave
Avaliação educacional, Educação física, Formação de professores, América Latina
Keywords
Educational evaluation, Physical education, Teacher training, Latin America
Palabras clave
Evaluación educacional, Educación física, Formación de profesores, Latinoamérica