Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2017;39:299-306 - Vol. 39 Núm.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2017.05.001
Artigo original
Associação do sexo, rede de ensino e turno escolar com os níveis de intensidade das atividades diárias de crianças medidos por acelerometria
Association between gender, education network and scholar shifts with intensity levels of childrens daily activities measured by accelerometry
Relación entre sexo, sistema educativo y jornada escolar con niveles de intensidad de las actividades diarias de los niños medidos mediante acelerometría
Isabella Toledo Caetanoa,, , Maicon Rodrigues Albuquerqueb, Edmar Lacerda Mendesc, Fernanda Ribeiro Nascimentoa, Paulo Roberto dos Santos Amorimb
a Universidade Federal de Viçosa, Programa de Pós‐Graduação em Educação Física, Viçosa, MG, Brasil
b Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Educação Física, Viçosa, MG, Brasil
c Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Educação, Uberaba, MG, Brasil
Recebido 24 Março 2016, Aceitaram 04 Maio 2017
Resumo

Este estudo teve o objetivo de analisar as atividades físicas (AF) de crianças em relação às recomendações de AF (RAF) e as influências do sexo, rede de ensino e turno escolar. Foram avaliados 101 escolares de escolas públicas e privadas e turnos matutino e vespertino. Os dados foram coletados por acelerômetros durante três dias. Foi usado Teste t Student para as comparações entre o sexo, rede de ensino e turno escolar (p<0,05). O tempo em atendimento às RAF em minutos por dia foram: Sexo: masculino=171,01±43,35 e feminino=198,85±53,47; rede de ensino: pública=198,93±48,85 e privada=157,32±40,34; turno escolar: matutino=198,76±47,64 e vespertino=167,68±47,75. O sexo femino, a escola pública e o turno matutino apresentaram maior nível de AF.

Abstract

The objective of this study was to analyze childrens physical activities (PA) in relation to PA recomendations (PAR) and influences of gender, educational network and scholar shifts. Were assessed 101 scholars from both private and public school systems, morning and afternoon shifts. The data was collected by accelerometers during 3 days. The Student t test was applied for comparisions between gender, educational network and scholar shifts (p<0,05). The time attending the PAR in minutes per day were: Gender: male =171.01±43.35 and female =198.85±53.47; educational network: public=198.93±48.85 and private=157.32±40.34; scholar shift: morning =198.76±47.64 and afternoon=167.68±47.75. The female gender, public school and morning shifts presenteed higher levels of PA.

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo analizar las actividades físicas (AF) de los niños en relación con las recomendaciones de AF (RAF) y las influencias del sexo, el sistema educativo y la jornada escolar. Se evaluó a 101niños de escuelas públicas y privadas, y de los turnos de mañana y tarde. Los datos fueron recogidos por acelerómetros durante 3días. Se utilizó la prueba de la t de Student para realizar las comparaciones entre sexos, sistema educativo y jornada escolar (p<0,05). El tiempo en el cumplimiento de las RAF en cuestión de minutos por día fueron para el sexo masculino=171,01±43,35 y para el sexo femenino=198,85±53,47; para el sistema educativo público=198,93±48,85 y para el sistema educativo privado=157,32±40,34; para la jornada escolar de mañana=198,76±47,64 y para la de tarde=167,68±47,75. El sexo femino, la escuela pública y el turno de mañana tuvieron mayor nivel de AF.

Palavras‐chave
Criança, Recomendação de atividade física, Intensidade, Acelerometria
Keywords
Child, Physical activity recomendation, Intensity, Accelerometry
Palabras clave
Niños, Recomendación de actividad física, Intensidad, Acelerometría
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2017;39:299-306 - Vol. 39 Núm.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2017.05.001