Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Artigo original
Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE
Application of laws 10.639/03 and 11.645/08 in the lessons of physical education: diagnosis of the municipal network of Fortaleza/CE
Aplicación de las leyes n. 10.639/03 y 11.645/08 en las clases de educación física: diagnóstico de la red municipal de Fortaleza/CE
Arliene Stephanie Menezes Pereiraa,b,, , Daniel Pinto Gomesc,d, Klertianny Teixeira do Carmoe, Eduardo Vinicius Mota E. Silvaf
a Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Grupo de Pesquisa Corponexões: Corpo, Cultura e Sociedade, Fortaleza, CE, Brasil
b Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Grupo de Pesquisa Estesia: Corpo, Fenomenologia e Movimento, Natal, RN, Brasil
c Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, CE, Brasil
d Ministério do Esporte, Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer (Cedes), Núcleo Ceará, Fortaleza, CE, Brasil
e Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), Grupo de Estudos em Educação Física Escolar Saberes em Ação, Fortaleza, CE, Brasil
f Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), Fortaleza, CE, Brasil
Recebido 11 Março 2018, Aceitaram 20 Junho 2018
Resumo

O trabalho desenvolveu uma pesquisa por meio de questionários online com 55 professores de educação física da rede municipal de Fortaleza/CE, atuantes nas séries de 6° a 9° ano. Objetivou analisar o conhecimento e a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Identificou‐se que a maioria dos professores não sabe do que tratam as leis. Mesmo que os docentes não tenham conhecimento, trabalham a temática étnica na escola e afirmam que o conteúdo faz parte da disciplina. Conclui‐se que é preciso remodelar as práticas pedagógicas, no que tange a temática, dar uma maior atenção à formação de professores para tal assunto, diante do desafio de construírem‐se caminhos para o ensino.

Abstract

The work developed a research through online questionnaires with 55 Physical Education teachers of the municipal network of Fortaleza/CE, acting in the grades 6 to 9. The objective was to analyze the knowledge and application of laws 10.639/03 and 11.645/08. It has been identified that most teachers do not know what the laws are about. Even teachers who are not aware of it, work on ethnic racial issues at school, and claim that content is part of the discipline. It is concluded that it is necessary to reshape the pedagogical practices, regarding the subject matter, giving greater attention to the training of teachers for this subject, facing the challenge of constructing new avenues for teaching.

Resumen

El trabajo incluyó una encuesta mediante cuestionarios online a 55 profesores de educación física de la red municipal de Fortaleza/CE, que dan clase a los cursos de 6.° a 9.° año. El objetivo fue analizar el conocimiento y la aplicación de las leyes 10.639/03 y 11.645/08. Se identificó que la mayoría de los profesores no sabe de qué tratan las leyes. Incluso los docentes que no tienen conocimiento trabajan la temática étnico‐racial en la escuela y afirman que el contenido forma parte de la disciplina. Se concluye que es necesario remodelar las prácticas pedagógicas en lo que se refiere a la temática y hacer mayor hincapié en la formación de profesores en ese tema ante el desafío de tender nuevas vías para la enseñanza.

Palavras‐chave
Educação física, Relações étnicas, Lei 10.639/03, Lei 11.645/08.
Keywords
Physical education, Ethnical relations, Law 10.639/03, Law 11.645/08.
Palabras clave
Educación física, Relaciones étnicas, Ley 10.639/03, Ley 11.645/08