Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2016;38:376-83 - Vol. 38 Núm.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2016.02.001
Artigo original
A percepção de professores polivalentes regentes do ensino fundamental sobre a educação física
Perceptions of teachers polyvalent regents of elementary education on physical education
Percepciones de maestros polivalentes regentes de educación primaria sobre la educación física
Cleyton Batista de Sousaa,, , Diego Luz Mourab, Marcelo Moreira Antunesc
a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Programa de Pós‐Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas, Petrolina, PE, Brasil
b Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Programa de Pós‐Graduação em Educação Física, Petrolina, PE, Brasil
c Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Departamento de Educação Física e Artes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Recebido 06 Agosto 2013, Aceitaram 11 Novembro 2014
Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as percepções que os professores polivalentes do 1° ao 5a ano do ensino fundamental têm sobre a educação física como componente curricular. A metodologia usada foi uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários em 16 escolas de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). A amostra compreendeu 154 professores polivalentes. Concluímos que houve um avanço qualitativo na percepção dos professores polivalentes sobre a educação física. Entretanto, ainda existe um desconhecimento sobre seus objetivos e suas finalidades. Apontamos a necessidade de elaboração de acordos mínimos para a intervenção na escola.

Abstract

The objective of this paper is to analyze the perceptions that polyvalent teachers from 1st to 5th year have on physical education as a curriculum component. The methodology used was a field survey with questionnaires in sixteen schools Jacarepagua. The sample consisted of 154 multipurpose teachers in total. At the end, we concluded that there was a qualitative improvement in the perception of polyvalent teachers on physical education. However, there is still a lack of knowledge about its goals and purposes. Pointed out the need for construction of minimum arrangements for intervention in school.

Resumen

El objetivo de este trabajo es analizar las percepciones que los maestros polivalentes de 1.° a 5.° curso tienen sobre la educación física como componente curricular. La metodología usada fue un estudio de campo con cuestionarios en 16 escuelas de Jacarepaguá. La muestra en total estaba formada por 154 profesores polivalentes. Al final, se llegó a la conclusión de que había una mejora cualitativa en la percepción de los maestros polivalentes sobre la educación física. Sin embargo, todavía hay una falta de conocimiento acerca de sus objetivos y propósitos. Se señaló la necesidad de construcción de acuerdos mínimos para la intervención en la escuela.

Palavras‐chave
Currículo, Professores polivalentes, Educação física, Percepção
Keywords
Curriculum, Polyvalent teachers, Physical education, Perception
Palabras clave
Currículo, Maestros polivalentes, Educación física, Percepción
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2016;38:376-83 - Vol. 38 Núm.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2016.02.001