Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:370-3 - Vol. 40 Núm.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.03.018
Artigo original
Tecendo relações entre a motivação para as aulas de educação física e o Ideb
Weaving relations between motivation for Physical Education classes and IDEB
Tejer relaciones entre la motivación en las clases de educación física y el Ideb
Luciane Cristina Arantes da Costaa,, , Patric Paludet Floresa, Natasha de Paula Andradea, Ana Luiza Barbosa Anversab, Vânia de Fátima Matias de Souzac
a Universidade Estadual de Maringá (Uem), Departamento de educação física, Maringá, PR, Brasil
b Centro Universitário UNIFAMMA, Maringá, PR, Brasil
c Universidade Estadual de Maringá (Uem), Programa de Pós‐Graduação em Educação, Maringá, PR, Brasil
Recibido 01 febrero 2016, Aceptado 20 marzo 2018
Resumo

Os problemas relacionados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principalmente no que se refere ao ensino de má qualidade e à estrutura física inadequada das escolas, podem interferir na motivação nas aulas de educação física.

Objetivo

Este estudo objetivou investigar a motivação dos alunos de educação física das escolas estaduais de Maringá‐PR.

Método

Foram selecionadas duas escolas para participação no estudo, uma delas com menor e outra com maior Ideb; para análise da motivação dos alunos usou‐se o questionário de Necessidades Psicológicas Básicas na Educação Física Escolar (BPNES), analisados a partir do software SPSS versão 20.0, considerando o valor de p<0,05.

Conclusão

Os resultados demonstraram que em geral os escolares de maior Ideb tiveram uma motivação superior na dimensão competência. Quando comparados os sexos dos participantes, não houve diferenças significativas.

Abstract

Understanding the motivation of students in Physical Education classes is a major challenge today to keep them involved in activities. Problems associated with teaching poor quality and inadequate physical structure of schools greatly affect interest in classes.

Objective

To investigate the motivation of the students of Physical Education of the state schools of Maringá‐PR. Methodology Two schools were selected: with lower Ideb and one with higher Ideb; the data were collected from the questionnaire of Basic Psychological Needs in School Physical Education (BPNES), and analyzed using SPSS software version 20.0, considering the value of p<0.05.

Conclusion

The results showed that in general the students with the highest Ideb had a higher motivation in the competence dimension. When comparing the sexes of the participants, there was no significant difference in any aspect.

Resumen

Los problemas relacionados con el Ideb, principalmente en lo que se refiere a la educación de mala calidad y la estructura física inadecuada de las escuelas, pueden interferir en la motivación en las clases de educación física.

Objetivo

Este estudio tuvo como objetivo analizar la motivación de los alumnos de educación física en las escuelas estatales de Maringá, PR.

Metodología

Se seleccionaron dos escuelas para participar en el estudio, una con menor Ideb y otra con un Ideb mayor; para analizar la motivación de los alumnos se ha utilizado el cuestionario de Necesidades Psicológicas Básicas en la Educación Física Escolar (BPNES) a partir del software SPSS versión 20.0, en que se considera el valor de p<0,05.

Conclusión

Los resultados han demostrado que, en general, los alumnos con mayor Ideb tenían una motivación superior en la dimensión competencia. Cuando se compara por sexo de los participantes, no se encuentra ninguna diferencia considerable en ningún aspecto.

Palavras‐chave
Motivação, Educação física, Ideb
Keywords
Motivation, Physical education, Ideb
Palabras clave
Motivación, Educación física, Ideb
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:370-3 - Vol. 40 Núm.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.03.018