Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:346-52 - Vol. 40 Núm.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.03.024
Artigo de revisão
Estudo descritivo sobre a ocorrência de teses sobre o esporte nos programas de pós‐graduação no Brasil
Descriptive study about the occurrence of theses on the sport in postgraduate programs in Brazil
Estudio descriptivo sobre la incidencia de las tesis sobre el deporte en los programas de posgrado en Brasil
Adroaldo Cezar Gayaa,, , Anelise Reis Gayaa, Alberto Reinaldo Reppold Filhoa, Vinícius Denardin Cardosob, Jorge Olímpio Bentoc
a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de educação física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
b Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista, RR, Brasil
c Universidade do Porto (UP), Faculdade do Desporto, Porto, Portugal
Recibido 12 noviembre 2015, Aceptado 15 marzo 2018
Resumo

Sobre o olhar analítico às teses de doutorado sobre esporte entre 2010 e 2015 no Brasil o objetivo deste artigo é investigar se há indicadores que permitem visualizar a configuração de saberes científicos que ultrapassem as fronteiras disciplinares. É um estudo descritivo. No banco de teses da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira (IBICIT), selecionamos 93 teses. Os resultados sugerem que embora identifiquemos em alguns cursos de doutorado das ciências humanas, sociais e da educação a flexibilização das fronteiras disciplinares, as análises não permitem sugerir a hipótese de que estejamos constituindo conhecimentos transdisciplinares. O conhecimento mantém‐se numa abordagem multidisciplinar, portanto, isolado nos limites entre as fronteiras de seus objetos de estudo.

Abstract

Over analytical look to doctoral theses on sport in the period between 2010 and 2015 in Brazil, the aim of this paper is to investigate if there are indicators for viewing the configuration of scientific knowledge beyond disciplinary boundaries. It is a descriptive study. The bank of theses from CAPES and the Brazilian Digital Library (IBICIT), we selected 93 theses. The results suggest that although identify in some doctoral programs in the humanities, social and education the flexibility of disciplinary boundaries, the analyzes do not suggest the hypothesis that we are constituted transdisciplinary knowledge. The knowledge remains a multidisciplinary approach so, isolated within the limits of the boundaries of its objects of study.

Resumen

En relación con la observación analítica de las tesis de doctorado sobre deporte en el período entre 2010 y 2015 en Brasil, el objetivo de este artículo es investigar si hay indicadores que permitan visualizar la configuración de saberes científicos que sobrepasen las fronteras disciplinarias. Se trata de un estudio descriptivo. En el banco de tesis de la CAPES y de la Biblioteca Digital Brasileña (IBICIT) seleccionamos 93 tesis. Los resultados sugieren que, aunque identificamos la flexibilización de las fronteras disciplinarias en algunos cursos de doctorado de ciencias humanas, sociales y de la educación, los análisis no permiten sugerir la hipótesis de que estamos formando conocimientos transdisciplinares. El conocimiento se mantiene en un enfoque multidisciplinario, aislado en los límites entre las fronteras de sus objetos de estudio.

Palavras‐chave
Esporte, Pós‐graduação, Conhecimento
Keywords
Sport, Postgraduate, Knowledge
Palabras clave
Deporte, Posgrado, Conocimiento
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:346-52 - Vol. 40 Núm.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.03.024