Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte.2017;39:322-7 - Vol. 39 Núm.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2016.07.002
Artigo de revisão
Crescendo e enfraquecendo: um olhar sobre os rumos da Educação Física no Brasil
Growing and fading: a look into the directions of Physical Education in Brazil
Crecer y debilitarse: una mirada sobre los caminos de la Educación Física en Brasil
Pedro C. Hallala,b, Victor Andrade de Meloc,d,,
a Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós‐graduação em Epidemiologia, Pelotas, RS, Brasil
b Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq ‐ Nível 1B ‐ CA MS ‐ Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Brasil
c Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
d Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq ‐ Nível 1D ‐ CA MS ‐ Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Brasil
Recibido 21 enero 2016, Aceptado 01 julio 2016
Resumo

O objetivo deste texto é lançar um olhar para a atual conformação da Educação Física brasileira, notadamente no que tange à relação entre distintas perspectivas de investigação. Percebendo que o crescimento da área, algo a ser louvado, não tem logrado dar respostas aos desafios que a cercam, em função, até, de uma certa fragmentação que tem a ver com ocorrências históricas recentes, no fim sugerimos que os pesquisadores devem retomar um caminho de diálogo, postura sem a qual obliterar‐se‐á a resolução de problemas que, no limite, podem mesmo colocar em risco a própria existência da disciplina acadêmica.

Abstract

The aim of this article is discuss the current scenario of Physical Education in Brazil, particularly in terms of the views of different research paradigms. We realize that the quantitative growth of the field has been unable to overcome some challenges of the area, particularly due to a fragmentation that has historical explanations. We conclude by urging researchers to dialogue more frequently; this is mandatory to help solve some problems that, on the edge, could even put at risk the existence of this academic discipline.

Resumen

El objetivo de este artículo es realizar ciertas consideraciones sobre la conformación actual de la Educación Física en Brasil, especialmente en lo que se refiere a la relación entre las diferentes perspectivas de investigación. Nos hemos dado cuenta de que el crecimiento de este campo, algo que debe ser elogiado, no ha logrado responder a los retos del área, también debido a cierta fragmentación que tiene que ver con acontecimientos históricos recientes. Al final se sugiere que los investigadores deben retomar un camino de diálogo, una postura sin la cual no se pueden solucionar los problemas que, en última instancia, pueden poner en peligro la propia existencia de la disciplina académica.

Palavras‐chave
Educação Física, Pesquisa, Ciência
Keywords
Physical Education, Research, Science
Palabras clave
Educación Física, Investigación, Ciencia
Revista Brasileira de Ciências do Esporte.2017;39:322-7 - Vol. 39 Núm.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2016.07.002