Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:388-96 - Vol. 40 Núm.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.03.020
Artigo original
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
Self‐perception of competence by beginners and experienced physical education teachers
Percepción de la competencia profesional de los profesores de educación física principiantes y experimentados
José Henriquea,, , Janaína da Silva Ferreirab, Carlos Januárioc, Samuel de Souza Netod
a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Educação, Departamento de educação física, Seropédica, RJ, Brasil
b Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Departamento de educação física e Artes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
c Universidade de Lisboa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (Uidef), Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa, Portugal
d Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil
Recibido 21 agosto 2016, Aceptado 15 marzo 2018
Resumo

A competência profissional representa a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para responder às demandas da situação de trabalho. O objetivo da pesquisa foi descrever e comparar a autopercepção de competências de professores de educação física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. A amostra foi constituída de 30 professores experientes e 32 iniciantes. Os dados foram coletados através de questionário e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. A autopercepção dos professores experientes e iniciantes se diferenciou significativamente em seis das nove áreas de conhecimento relativas ao ensino. A experiência foi uma variável discriminativa das diferenças encontradas.

Abstract

Professional competence is understood as the ability to mobilize knowledge, skills, attitudes and values to meet the demands of the work context. The aim of this study was to describe and compare beginners and experienced Physical Education teacher's self‐perception of competence. The model study was quantitative, descriptive and comparative. The sample consisted of 30 experienced teachers and 32 beginning teachers. The self‐perception of experienced teachers and beginning teachers differed significantly in six of nine teaching knowledge Areas. Teacher experience was discriminating the differences found.

Resumen

La competencia profesional es la capacidad de movilizar conocimientos, habilidades, actitudes y valores para satisfacer las exigencias de la situación de trabajo. El objetivo fue describir y comparar la autopercepción de competencias del profesorado de educación física. El modelo de estudio fue cuantitativo, descriptivo y comparativo. La muestra estaba formada por 30 profesores experimentados y 32 principiantes. Los datos se recopilaron por medio de un cuestionario y se analizaron utilizando estadística descriptiva e inferencial. La percepción de los profesores experimentados y principiantes difiere sustancialmente en seis de las nueve áreas de conocimiento relativas a la educación. La experiencia fue una variable discriminativa entre las diferencias encontradas.

Palavras‐chave
Educação física, Competência profissional, Professores experientes, Professores iniciantes
Keywords
Physical education, Professional competence, Experienced teachers, Beginner teachers
Palabras clave
Educación física, Competencia profesional, Profesores experimentados, Profesores principiantes
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:388-96 - Vol. 40 Núm.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.03.020