Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2017;39:276-83 - Vol. 39 Núm.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2017.02.008
Artigo original
Arquivos pessoais de professores de educação física: organização arquivística e pesquisa histórica
Personal Archives of Physical Education Professors: organization archive and historical research
Archivos personales de profesores de educación física: organización de archivos e investigación histórica
Meily Assbú Linhalesa,b,, , Thaís Nodare de Oliveirac, Fernanda Cristina dos Santosd, Nájela Paula Tavares Camargoe
a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), Departamento de Educação Física, Belo Horizonte, MG, Brasil
b Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Programa de Pós‐Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Belo Horizonte, MG, Brasil
c Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer, Belo Horizonte, MG, Brasil
d Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação (FaE), Belo Horizonte, MG, Brasil
e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), Belo Horizonte, MG, Brasil
Recibido 01 octubre 2016, Aceptado 08 febrero 2017
Resumo

O estudo guarda relação com as atividades de pesquisa e organização de arquivos feitas no Cemef/UFMG. Identificados como Arquivos Pessoais de Professores, tais conjuntos documentais permitem identificar trajetórias distintas e interrogar a presença dos sujeitos no próprio processo de organização do campo pedagógico e acadêmico da educação física.

Abstract

The study has a connection with the activities of research and archive organization done in the Cemef/UFMG. Identified as Professors’ Personal Archives this documental collection allows us to identify different trajectories in teachers’ formation, as well as question the presence of the subjects in the organization process of the pedagogical field of Physical Education.

Resumen

El estudio tiene un vínculo con las actividades de investigación y organización del archivo de Cemef/UFMG. Identificados como Archivos personales de profesores, esta colección de documentos nos permite identificar diferentes trayectorias en la formación de los docentes, así como cuestionar la existencia de temas en el proceso de organización pedagógica de la educación física.

Palavras‐chave
História da educação física, Arquivos pessoais, Formação de professores, Centros de memória.
Keywords
History of physical education, Personal archives, Teacher training, Memory centers
Palabras clave
Historia de la educación física, Archivos personales, Formación del profesorado, Centros de memoria
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2017;39:276-83 - Vol. 39 Núm.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2017.02.008