Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2017;39:56-62 - Vol. 39 Núm.1 DOI: 10.1016/j.rbce.2015.12.010
Artigo original
(Re)investimento na integralidade da formação do licenciado em educação física
(Re)investment in the integrity of the physical education licensed formation
(Re)inversión en la integralidad de la formación de licenciado en educación física
Júlio Cesar Schmitt Rocha, , Juarez Vieira do Nascimento
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Desportos, Departamento de Educação Física, Florianópolis, SC, Brasil
Recibido 20 marzo 2013, Aceptado 17 junio 2014
Resumo

O objetivo deste ensaio foi apresentar posicionamentos que possam minimizar o imediatismo na formação do licenciado em educação física. Percorreu‐se o caminho ligado aos propósitos da formação do educador e as expectativas e intencionalidades nela projetadas em busca de uma maior integralidade educativa, que não se restrinja à formação de caráter unicamente qualificadora de habilitação. Situou‐se a organização curricular e o currículo como construção social, no qual três perspectivas interagem e se impõem com a mesma relevância: os conteúdos específicos, as habilidades técnicas e as relações situacionais. Destacou‐se, para assegurar a integralidade formativa do professor protagonista e situado socialmente, a essencial reciprocidade e equilíbrio entre saberes e valores como qualificadores das intenções pretendidas e fonte de (re) significação das diversas etapas de formação.

Abstract

The aim of this trial was to present positions that can minimize the immediacy in the Physical Education licensed graduation. So the path to the purposes of teacher graduation was traversed, and expectations and intentions were projected in this formation, in search of more educational integrality and not only to the graduation as a license. Moreover, the curriculum organization and the curriculum as a social construction were situated, where three perspectives interact and impose with the same importance: the specific contents, technical skills and situational relations. To ensure the protagonist teacher's formative integrality and socially situated, it was emphasized the essential reciprocity and the poise between knowledge and values as qualifiers of the desired intentions and source of (re) signification of the various stages of graduation.

Resumen

El objetivo de este estudio es presentar posiciones que puedan minimizar la inmediatez en la formación del licenciado en educación física. Se siguieron las pautas de los propósitos de formación del profesorado, con sus expectativas y funciones, con la finalidad de propiciar una educación más integral. Además, se destacó la organización curricular y el plan de estudios como una construcción social, donde interactúan tres perspectivas que se plantean con la misma relevancia: el contenido específico, los conocimientos técnicos y las relaciones situacionales. Se destacó, para asegurar la integridad de la formación del profesor protagonista y situarlo socialmente, la reciprocidad y el equilibrio esencial entre los conocimientos y valores como calificadores de las intenciones pretendidas y fuente de (re)significación de las diversas etapas de la formación.

Palavras‐chave
Formação do educador, Currículo, Educação física, Ensaio
Keywords
Educator graduation, Curriculum, Physical education, Trial
Palabras clave
Formación de educadores, Plan de estudios, Educación física, Ensayo
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2017;39:56-62 - Vol. 39 Núm.1 DOI: 10.1016/j.rbce.2015.12.010