Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2017;39:268-75 - Vol. 39 Num.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2017.02.014
Artigo original
Turismo futebolístico: perfil e motivações do torcedor viajante que frequenta o “novo” Mineirão
Footballing tourism: profile and motivations of traveler supporter who attends the “new” Mineirão
Turismo de fútbol: perfil y motivaciones de los viajeros hinchas que asisten al “nuevo” Mineirão
Erick Alan Moreira Ferreiraa,b, Luciano Pereira da Silvac,d,,
a Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
b Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
c Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Educação Física, Belo Horizonte, MG, Brasil
d Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós‐Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, Belo Horizonte, MG, Brasil
Received 29 September 2016, Accepted 15 February 2017
Resumo

Este trabalho buscou investigar o turismo futebolístico no “novo” Mineirão. A partir dos resultados da pesquisa empírica, observou‐se um perfil de torcedor viajante que se aproxima das definições acerca do torcedor consumidor. Em relação à motivação, o futebol constitui‐se o principal motivo da viagem. Assim, a experiência de vivenciar o esporte in loco e conhecer o estádio são fatores que se complementam.

Abstract

This study aimed to investigate the football tourism in the “new” Mineirão. From the results of empirical research, there was a traveling fan profile that approximates the definitions about the consumer fan. Regarding motivation, soccer. It is the main reason for the trip. Thus, the experience of experiencing the on‐site sport and know the stadium are factors that complement each other.

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo investigar el turismo de fútbol en el “nuevo” Mineirão. De los resultados de la investigación empírica, se obtuvo un perfil itinerante del hincha que se aproxima a las definiciones sobre el hincha consumidor. En cuanto a la motivación, el fútbol es la razón principal para el viaje. Por tanto, la experiencia de vivir el deporte de forma presencial y conocer el estadio son factores que se complementan entre sí.

Palavras‐chave
Futebol, Turismo, Torcedor, Estádio
Keywords
Football, Tourism, Fan, Stadium
Palabras clave
Fútbol, Turismo, Hincha, Estadio
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2017;39:268-75 - Vol. 39 Num.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2017.02.014