Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:281-7 - Vol. 40 Num.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.03.005
Original article
Student-coaches perceptions about their learning activities in the university context
Percepções de estudantes-treinadores acerca das atividades de aprendizagem no contexto universitário
Percepciones de los estudiantes para ser entrenadores sobre las actividades de aprendizaje en el contexto universitario
Michel Milistetda,, , Vitor Ciampolinib, Matheus Santos Mendesc, Caio Correa Cortelad, Juarez Vieira do Nascimentoa
a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Educação Física (DEF), Florianópolis, SC, Brazil
b Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), Florianópolis, SC, Brazil
c Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Desportos (CDS), Florianópolis, SC, Brazil
d Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento (PPGCMH), Porto Alegre, RS, Brazil
Received 25 May 2017, Accepted 16 March 2018
Abstract

The aim of this study was to analyze the student-coaches’ perceptions of their learning activities experienced during their formation on the bachelor program of Physical Education. Eight students with intentions to become sports coaches participated. Data were collected through semi-structured interviews. For analyzing data, we followed the six steps of inductive thematic analysis. The variety of perceptions about the different activities experienced emphasizes learning as an individual process based on prior knowledge and experience. Although student-coaches appreciated the theoretical-practical courses, experiential learning situations seem to be more significant because they have the chance to face real-world experiences, problems, and dilemmas.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a percepção de estudantes-treinadores a respeito da contribuição das atividades de aprendizagem durante sua formação em um curso de bacharelado em educação física. Participaram do estudo oito estudantes. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e, na análise dos dados, seguiram-se as seis etapas da análise temática indutiva. A variedade de percepções sobre as atividades experienciadas enfatiza a aprendizagem como um processo individual baseado no conhecimento e na experiência prévia. Apesar de os estudantes apreciarem as situações de aprendizagem proporcionadas pelas disciplinas teórico-práticas, situações de aprendizagem experiencial parecem ser mais significativas devido à possibilidade de enfrentar problemas reais.

Resumen

El objetivo de este estudio fue analizar las percepciones de estudiantes-entrenadores sobre la contribución de las actividades de aprendizaje durante la carrera de educación física. Ocho estudiantes que se formaban para ser entrenadores participaron en el estudio. Se recopilaron datos en entrevistas semiestructuradas y el análisis de los datos siguió las seis etapas del análisis temático inductivo. La variedad de percepciones sobre las actividades experimentadas hace hincapié en el aprendizaje como un proceso individual basado en el conocimiento y la experiencia previos. Aunque los estudiantes apreciaron las clases teórico-prácticas, al parecer las situaciones de aprendizaje basadas en la experiencia son más relevantes debido a la posibilidad de enfrentarse a problemas reales.

Keywords
Sports coaching, Coach education, Curriculum, Physical education
Palavras-chave
Coaching esportivo, Formação de treinadores, Currículo, Educação física
Palabras clave
Entrenador deportivo, Formación de entrenadores, Currículo, Educación física
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:281-7 - Vol. 40 Num.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.03.005