Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:397-403 - Vol. 40 Num.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.03.022
Artigo original
Mídia e esporte: representações sobre treinadores em um jornal impresso
Media and sport: representations of coaches in a newspaper
Medios de comunicación y deporte: representación de entrenadores en un periódico
Heidi Jancer Ferreiraa,b,, , Andreia Cristina Metznera, Janaína da Silva Ferreiraa,c, Luiza Darido Da Cunhaa, Arthur Sales Pintoa, Marina Aggio Murbacha, Alexandre Janotta Drigoa
a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós‐Graduação em Ciências da Motricidade, Rio Claro, SP, Brasil
b Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Poços de Caldas, MG, Brasil
c Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Received 24 June 2016, Accepted 20 March 2018
Resumo

O estudo buscou identificar e analisar os conteúdos relacionados a esportes e treinadores na mídia impressa. O material de análise foi composto por 41 colunas esportivas, publicadas por jornal de grande circulação nacional durante um mês. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. Verificou‐se que o tema predominante foi o futebol masculino de grandes clubes e que 24 das 41 colunas apresentaram conteúdo sobre treinadores. Constatou‐se que os discursos apresentaram um teor avaliativo sobre o trabalho dos treinadores, contribuíram para a formação de opinião sobre a competência ou incompetência dos profissionais e para a construção de uma representação deles perante o público.

Abstract

The study sought to identify and analyse the content related to sports and coaches in the print media. The analysis material was composed of 41 sports columns, published by large national newspaper for a month. The data were analysed by content analysis. It was found that the predominant theme was the male football big clubs and that 24 of the 41 speakers presented content on coaches. It was found that the speeches had an evaluative content of the work of coaches, contributing to the formation of opinion about the competence or incompetence of professionals and to build a representation of them to the public.

Resumen

El estudio trata de identificar y analizar el contenido relacionado con el deporte y los entrenadores en los medios impresos. El material de análisis se compone de 41 columnas deportivas, publicadas por un diario importante a nivel nacional durante un mes. Los datos se analizaron mediante el análisis de contenido. Se encontró que el tema predominante fueron los grandes clubes de fútbol masculino y que 24 de los 41 oradores presentaron contenido de los entrenadores. Se encontró que los informes tenían un contenido evaluador del trabajo de los entrenadores, lo que contribuye a la formación de opinión sobre la competencia o incompetencia de los profesionales y a la construcción de una representación de ellos para el público.

Palavras‐chave
Mídia, Educação física e treinamento, Esportes, Artigo de jornal
Keywords
Media, Physical education and training, Sports, Newspaper article
Palabras clave
Medios de comunicación, Enseñanza y entrenamiento físicos, Deportes, Artículo de periódico
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:397-403 - Vol. 40 Num.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.03.022