Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:215-23 - Vol. 40 Num.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.04.001
Artigo original
Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física
Inconsistencies and inconsistencies of BNCC in Physical Education
Incoherencias e inconsistencias de la BNCC de educación física
Marcos Garcia Neira
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, São Paulo, SP, Brasil
Received 18 February 2018, Accepted 10 April 2018
Resumo

Partindo do pressuposto de que a política educacional em curso no Brasil tem por objetivo a consolidação de um determinado projeto de sociedade, o artigo analisa a BNCC de Educação Física mediante o confronto com a teorização curricular. Os resultados evidenciam a retomada dos princípios tecnocráticos, consubstanciados na prioridade concedida à racionalidade técnica em detrimento da criticidade. Em termos epistemológicos, o documento oficial se afasta do atual debate da área, revela‐se frágil, incoerente e inconsistente.

Abstract

Based on the assumption that the current educational policy in Brazil aims to consolidate a particular social project, the article analyzes the BNCC in Physical Education through a comparison with curricular theorization. The results show the resumption of technocratic principles, embodied in the priority given to technical rationality to the detriment of criticality. In epistemological terms, the official document moves away from the current debate in the area, proving to be fragile, inconsistent and inconsistent.

Resumen

Partiendo del supuesto de que la política educacional actual de Brasil tiene por objetivo la consolidación de determinado proyecto de sociedad, el artículo analiza la BNCC de educación física comparándola con la teorización curricular. Los resultados ponen de manifiesto la reasunción de los principios tecnocráticos, materializados en la prioridad concedida a la racionalidad técnica en detrimento de la criticidad. En términos epistemológicos, el documento oficial se aparta del actual debate del área y se revela frágil, incoherente e inconsistente.

Palavras‐chave
Educação física, Currículo, Práticas corporais, Cultura
Keywords
Physical education, Curriculum, Body practices, Culture
Palabras clave
Educación física, Plan de estudios, Prácticas corporales, Cultura
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:215-23 - Vol. 40 Num.3 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.04.001