Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:87-93 - Vol. 40 Num.1 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.01.005
Artigo original
Efeitos dos exergames em crianças com risco e dificuldade significativa de movimento: um estudo cego randomizado
Effects of exergames in children at risk and significant movement difficulty: a blinded randomized study
Efectos de los videojuegos activos en niños en riesgo e importante dificultad de movimiento: un estudio enmascarado de distribución aleatoria
Pâmella de Medeirosa,, , João Otacilio Libardoni dos Santosb, Renata Capistranoa, Helton Pereira Carvalhoa, Thais Silva Beltramea, Fernando Luiz Cardosoa,c
a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Departamento de Ciências da Saúde, Florianópolis, SC, Brasil
b Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Manaus, AM, Brasil
c Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Departamento de Ciências da Saúde, Programa de Pós‐Graduação em Educação, Florianópolis, SC, Brasil
Received 01 February 2017, Accepted 12 January 2018
Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de um programa de intervenção motora com exergames em crianças com risco e dificuldade significativa de movimento. Foram feitas 18 sessões de 45 minutos. Para identificar aas crianças com risco e dificuldade motora usou‐se a bateria MABC‐2. Nas análises pré‐teste, no grupo experimental havia duas crianças com dificuldade de movimento e crianças com indicativo de risco de dificuldade, nas análises pós‐teste verificou‐se que apenas duas crianças estavam com risco de dificuldade e quatro sem dificuldade de movimento. Com isso, sugere‐se que os exergames podem ser ferramentas úteis para a melhoria do desempenho motor, além de oferecer subsídio para uma opção de estimulação do movimento.

Abstract

The aimed of this study was to verify the effect of a motor intervention program with exergames in children with risk and significant movement difficulty. 18 sessions of 45minutes were performed.. The MABC‐2 battery was used to identify children at risk and motor difficulty. In the pre‐test, in the experimental group there were two children with difficulty of movement and four children with indicative of risk of difficulty, in the post‐test analyzes, it was verified that only two children were at risk of difficulty and four were without difficulty of Movement. With this, it is suggested that the exergames can be useful tools for the improvement of the motor performance, besides offering subsidy for an alternative of stimulation of the movement.

Resumen

El objetivo de este estudio fue comprobar el efecto de un programa de intervención motora con videojuegos activos en niños en riesgo e importante dificultad de movimiento. Se realizaron 18 sesiones de 45 minutos. Para identificar a los niños en riesgo y con motricidad difícil, se utilizó una batería MABC‐2. En el análisis previo al estudio, en el grupo experimental había dos niños con dificultades de movimiento y cuatro niños sin dificultades de movimiento Con ello se sugiere que los videojuegos activos pueden ser herramientas útiles para logar una mejora del rendimiento motor, además de ofrecer ayuda a una alternativa de estimulación del movimiento.

Palavras‐chave
Videogame, Educação física, Habilidade motora
Keywords
Video game, Physical education, Motor skill
Palabras clave
Videojuegos, Educación física, Habilidades motoras
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:87-93 - Vol. 40 Num.1 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.01.005