Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:138-45 - Vol. 40 Num.2 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.01.012
Artigo original
Barreiras e facilitadores para a participação em um programa de mudança de comportamento: análise de grupos focais
Barriers and facilitators to participate in behavior change program: analysis of focus groups
Barreras y facilitadores para favorecer la participación en un programa de cambio de comportamiento: análisis de grupos focales
Lúcia Midori Damaceno Tonosakia,, , Cassiano Ricardo Recha, Giovana Zapellon Mazob, Gabriel de Aguiar Antunesb, Tânia Rosane Bertoldo Benedettia
a Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós‐Graduação em Educação Física, Florianópolis, SC, Brasil
b Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciência da Saúde e do Esporte, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Received 27 November 2016, Accepted 02 January 2018
Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de barreiras e facilitadores para a participação em programa de mudança de comportamento na Atenção Básica à Saúde. Foi usada análise de conteúdo para avaliar quatro grupos focais dos quais participaram 35 pessoas (≥ 18 anos), de ambos os sexos, de diferentes Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Florianópolis. Falta de aula prática, variações climáticas, limitações corporais, tipo de papel do material didático, falta de segurança/estrutura e timidez foram citados como barreiras. Por outro lado, boa qualidade do material didático, qualidade do multiplicador, distribuição do pedômetro, melhoria na consciência corporal, estabelecimento de metas e apoio social foram relatados como facilitadores. Verificou‐se que importantes barreiras e facilitadores necessitam ser considerados para aplicação de programas de mudança de comportamento.

Abstract

This study was aimed to examine barriers and facilitators to participate in a behavior change program participants in Primare Care Health. Content analysis was used to evaluate four focus groups attended by 35 people (≥ 18 years), of both sexes, different Health Centers in Florianopolis. Lack of classroom practice, climatic variations, physical limitations, sheet of materials, lack of security/structure and shyness were cited as barriers. On the other hand, good quality of materials, quality multiplier, pedometer distribution, improved body awareness, goal setting and social support were reported as facilitators. It has been found that there are barriers and facilitators should be considered in the new program versions.

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo analizar la percepción de barreras y facilitadores para favorecer la participación en un programa de cambio de comportamiento en Atención Primaria de Salud. Se utilizó el análisis de contenido para evaluar cuatro grupos de enfoque en que participaron 35 personas (≥18 años), de ambos sexos y diferentes centros de salud de Florianópolis. La falta de práctica en el aula, las variaciones climáticas, las limitaciones físicas, el tipo de papel de los materiales didácticos, la falta de seguridad/estructura y la timidez fueron citados como barreras. En cambio, los materiales didácticos de buena calidad, el multiplicador de calidad, la distribución del podómetro, un mejor conocimiento del cuerpo, la fijación de objetivos y el apoyo social se citaron como facilitadores. Se ha encontrado que existen barreras y facilitadores importantes que deben tenerse en cuenta para la aplicación de los programas de cambio del comportamiento.

Palavras‐chave
Percepção, Atividade motora, Programa, Promoção da saúde
Keywords
Perception, Motor activity, Program, Health promotion
Palabras clave
Percepción, Actividad motora, Programa, Promoción de la salud
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:138-45 - Vol. 40 Num.2 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.01.012