Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Artigo original
As mulheres como autoras: produção e circulação do conhecimento sobre educação física em impressos capixabas (1932‐1936)
Women as authors: production and circulation of knowledge about physical education in the capixaba prints (1932‐1936)
Las mujeres como autoras: producción y circulación del conocimiento sobre educación física en periódicos capixabas (1932‐1936)
Marcela Bruschia,b,c,, , Omar Schneiderb,c
a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Programa de Pós‐Graduação em educação física, Vitória, ES, Brasil
b Instituto de Educação e educação física – Proteoria, Vitória, ES, Brasil
c Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Departamento de Ginástica, Vitória, ES, Brasil
Received 04 July 2017, Accepted 15 March 2018
Resumo

Este estudo investiga a sistematização de saberes sobre a educação física em forma de monografias, escritas por alunas da EsEFES e publicadas em impressos locais entre 1933 e 1936. Usa os conceitos estratégia e tática para dar a ver as lutas de representação sobre os saberes autorizados da educação física e opera com o paradigma indiciário na análise das fontes. Trabalha, como fontes, com o Arquivo Permanente do Cefd/Ufes, o Diário da Manhã e a Revista de Educação. As monografias publicadas revelam as práticas discursivas autorizadas na EsEFES. A reprodução dos saberes é vista como uma tática empregada por professoras, que buscaram, dentro de um espaço dominado pelos homens, obter capital simbólico para se tornar autoridades em educação física no Espírito Santo.

Abstract

It investigates the systematization of knowledge about Physical Education in the monographs, written by the female students of EsEFES and published in local prints between 1933 and 1936. It uses the concepts of strategy and tactics to show of the representations struggles about the authorized knowledge of Physical Education and operates with the indiciary paradigm in the analysis. As sources, it works with the Permanent Archive of Cefd/Ufes, the Diário da Manhã and the Revista de Educação. The published monographs reveal the discursive practices authorized in the EsEFES. The reproduction of knowledge is seen as tactic employed by the teachers, who sought, within a male‐dominated space, to obtain symbolic capital to become authorities on physical education in Espírito Santo.

Resumen

Estudia la sistematización del conocimiento sobre educación física en forma de monografías, escritas por alumnas del EsEFES y publicadas en periódicos locales entre 1933 y 1936. Utiliza los conceptos estrategia y táctica para poner de manifiesto las luchas de representaciones sobre el conocimiento autorizado de educación física y trabaja con el paradigma indiciário en los análisis de las fuentes. Utiliza como fuentes el Archivo Permanente del Cefd/Ufes, el Diário da Manhã y la Revista de Educação. Las monografías publicadas revelan las prácticas autorizadas en la EsEFES. Se aprecia la reproducción del conocimiento como una táctica de las profesoras, las cuales, en un espacio dominado por hombres, trataron de obtener capital simbólico para convertirse en autoridades sobre educación física en el estado de Espíritu Santo.

Palavras‐chave
Escola de educação física, Professoras, Monografias, Imprensa do Espírito Santo
Keywords
School of physical education, Female teachers, Monographs, Capixaba press
Palabras clave
Escuela de educación física, Maestras, Monografías, Prensa de Espíritu Santo