Revista Brasileira de Ciências do Esporte Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:381-7 - Vol. 40 Num.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.03.013
Artigo original
(Des) Valorização da atividade física na pré‐escola por professores
(No) Valorization of physical activity in early schools by teachers
(Des)valorización de la actividad física en educación preescolar por parte de los maestros
Vitor Antonio Cerignoni Coelhoa,, , Marta Aurora Mota e Aquinob, Maria Imaculada de Lima Montebeloc, Rute Estanislava Tolockad
a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, TO, Brasil
b Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Departamento de Pedagogia, Montes Claros, MG, Brasil
c Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Programa de Pós‐Graduação em Ciências do Movimento Humano, Piracicaba, SP, Brasil
d Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Programa de Pós‐Graduação em Ciências do Movimento Humano, Núcleo de Pesquisa em Movimento Humano (Nupem), Piracicaba, SP, Brasil
Received 11 October 2016, Accepted 19 March 2018
Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a importância e a frequência de atividades cotidianas, dadas pelos professores de pré‐escolas, em dois estados brasileiros. Eles preencheram um questionário sobre as atividades feitas pelas crianças. A maioria dos professores (90%) considerou tais atividades importantes, mas apenas 15% indicaram frequência diária de atividades físicas. As atividades que tendem ao sedentarismo foram as mais frequentes e as mais importantes e não há oferta suficiente de atividades físicas. Estratégias de intervenção e diálogo entre professores, pais, governos, bem como outros setores da sociedade, precisam ser implantadas para elevar os níveis de atividade física na pré‐escola e combater o estilo de vida sedentário.

Abstract

The goal of this study was to analyze importance and frequency of daily activities given by preschool teachers from two Brazilian states. They completed a questionnaire about the activities carried out by children. Most of them (90%) considered such activities as important but just 15% of them indicated a daily frequency of physical activity. Sedentary activities were more often and more important and they do not offer enough physical activities. Intervention strategies and dialogue among teachers, parents, government as well other communities sectors are need to be implanted in order to elevate physical activities levels in preschool children and combat sedentary lifestyle.

Resumen

El objetivo de este estudio fue analizar la importancia y la frecuencia de las actividades diarias impartidas por los maestros de preescolar en dos estados brasileños. Los maestros completaron un cuestionario sobre las actividades feitas por los niños. La mayoría de profesores (90%) considera que esas actividades son importantes aunque solo el 15% señalaron que la frecuencia de las actividades físicas era diaria. Las actividades que tienden hacia un estilo de vida sedentario son los más frecuentes y las más importantes, y no hay suficiente oferta de actividades físicas. Deben implantarse estrategias de intervención y diálogo entre maestros, padres, gobierno y otros sectores de la sociedad para aumentar los niveles de actividad física en preescolar y combatir el estilo de vida sedentario.

Palavras‐chave
Professor de educação pré‐escolar, Pré‐escolar, Atividade física, Comportamento sedentário
Keywords
Preschool teacher, Preschool children, Physical activity, Sedentary behavior
Palabras clave
Maestro de preescolar, Alumnos de preescolar, Actividad física, Comportamiento sedentario
Revista Brasileira de Ciências do Esporte 2018;40:381-7 - Vol. 40 Num.4 DOI: 10.1016/j.rbce.2018.03.013