Journal Information
Vol. 39. Num. 4.October - December 2017
Pages 329-460
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 39. Num. 4.October - December 2017
Pages 329-460
Editorial
DOI: 10.1016/j.rbce.2017.08.001
Da pesquisa e da prática pedagógica
De la investigación y de la práctica pedagógica
About research and pedagogical practice
Visits
1685
Alexandre Fernandez Vaza,b,
Corresponding author
alexandre.rbce@gmail.com

Autor para correspondência.
, Felipe Quintão de Almeidac, Jaison José Bassanid
a Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Estudos Especializados em Educação, Florianópolis, SC, Brasil
b Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 1D, Florianópolis, SC, Brasil
c Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica, Vitória, ES, Brasil
d Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Departamento de Educação Física, Florianópolis, SC, Brasil
This item has received
1685
Visits
Article information
Full Text

Quando em 2009 os Cadernos de Formação RBCE vieram a público, a equipe editorial da Revista Brasileira de Ciências do Esporte procurava demarcar uma questão vista como importante para o perfil do periódico: Os Cadernos se ocupariam mais diretamente da formação de professores e professoras, a RBCE estaria destinada a veicular os resultados de pesquisa. Isso tem sido assim, desde então.

Ocorre que talvez seja preciso que as pesquisas encontrem com mais frequência a prática pedagógica, na escola e fora dela, de modo que um polo alimente o outro e que, no limite, quase que cada um não seja mais um polo da equação, mas que se determinem mutuamente. Sem desconsiderar a pesquisa básica, é bom lembrar que Educação Física é uma área de intervenção pedagógica – e as Ciências do Esporte devem estar a serviço dela.

Neste número encontra‐se trabalhos de pesquisa quantitativa e qualitativa implicadas por testes, protocolos, questionários, entrevistas, análise de documentos e de vídeos e observações de campo, que caracterizam distintos modos de aproximação e de produção de conhecimento em Educação Física/Ciências do Esporte. Com esses procedimentos os trabalhos focalizam temas e problemas relacionados à educação do corpo, ao perfil acadêmico de professores, ao esporte e à mulher na crônica esportiva, à estética do rúgbi, aos grupos de pesquisa brasileiros, ao percurso e ao bem‐estar docente de professores de Educação Física. Além desses, os artigos deste número enfocam o desempenho tático de jogadores de futebol, os sistemas de avaliação para análise de jogo no goallball, o consumo de oxigênio e a frequência cardíaca em exercício, as atividades físicas infantis, o exercício físico e qualidade de vida de atletas do basquetebol e a locomoção de pessoas com doença de Parkinson. Fecha o número a resenha da obra “As práticas corporais no campo da saúde: o que podem os diálogos entre Educação Física e Saúde Coletiva”.

Os textos emergem de pesquisas que se desenvolvem mediante o encontro com bases de dados, crônicas esportivas, com atletas e não atletas, professores e grupos de pesquisa do país e se desenrolam no clube, na quadra, na escola, na Universidade, levando a comunidade científica a campo, a dialogar com ele, a dar‐lhe voz.

Permanece o desafio de fazer dialogar toda essa produção da prática pedagógica em Educação Física escolar, do treinamento esportivo e do lazer, colocando‐a a serviço da intervenção na quadra, na escola, no clube, na praça, na academia, entre tantos outros espaços em que o corpo e as práticas corporais protagonizam.

Florianópolis, Vitória, dezembro de 2017.

Copyright © 2017. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
Idiomas
Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Subscribe to our Newsletter

Article options
Tools
Cookies policy
To improve our services and products, we use cookies (own or third parties authorized) to show advertising related to client preferences through the analyses of navigation customer behavior. Continuing navigation will be considered as acceptance of this use. You can change the settings or obtain more information by clicking here.

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?